quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Conselho de Desenvolvimento Rural se reúne para debater sobre a reconstrução do interior
após o temporal de 12 de janeiro

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis reuniu-se, em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, 23, no Teatro Municipal, localizado na Prefeitura, para explanação da situação de calamidade pública na zona rural do município. Foi traçado um panorama dos danos sociais, econômicos e estruturais causados pelo temporal de 12 de janeiro. Além disso, foram elencadas as ações prioritárias de reconstrução no que se refere ao acesso das localidades através de pontes e estradas.

De acordo com o presidente do Conselho, Secretário de Agricultura, Fernando Mendes, 42 pontes da zona rural foram danificadas pelas chuvas, sendo que a Prefeitura conseguiu junto à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) a doação de 20 novas pontes, que serão instaladas pela EMOP. “Das outras 22 pontes que precisam ser reconstruídas ou reparadas, elencamos as cinco prioritárias, além da ponte de Sebastiana, e já encaminhamos relatórios para EMOP”, informou. As prioridades são as pontes de Pessegueiros, Cruzeiro, Cartório, km 63, Granja Mafra e Fazenda Suíça.

Fernando Mendes também enumerou as principais estradas que devem ter prioridade na reconstrução. São elas: Santa Rosa, Motas e Água Quente; Venda Nova, Imbiú, Sebastiana, Vale Alpino e Água Quente; Imbiú, Prates e Campo Limpo; Pessegueiros, Campo Limpo e Rio Preto; Holiday, Fazenda Alpina e Cruzeiro; e Vale Alpino e Gamboa. O Secretário agradeceu todo o apoio e trabalho da Emater, EMOP, Exército, e dos funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, além dos proprietários de máquinas que disponibilizaram os equipamentos para ajudar na desobstrução das vias. 

A reunião contou com a participação do coordenador da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), Franchel Fantinatti, que explicou sobre os trabalhos realizados para disponibilização de acessos, através de estradas e pontes. Fantinatti ressaltou que a etapa emergencial, que visa o restabelecimento dos acessos às localidades do interior do município, está terminando e que, há cerca de 10 dias, foi iniciado paralelamente, o trabalho de pesquisa de campo para elaboração dos projetos de reconstrução. O engenheiro agrícola da Emater, Emerson Landgraf, também esteve presente e falou sobre os serviços feitos pela Emater e a respeito das formas de financiamentos disponíveis especialmente para os atingidos pelas chuvas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/