segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Portadores de necessidades especiais já podem se cadastrar no Balcão de Empregos do SINE

Empresários interessados em contratar estes profissionais podem recorrer ao programa

Teresópolis, 11 de agosto de 2010 – A partir desta quarta-feira, 11 de agosto, portadores de deficiência física que estejam buscando uma vaga no mercado de trabalho em Teresópolis podem se dirigir ao SINE - Sistema Nacional de Emprego – (Travessa Ranulfo Féo, 36 / loja 42 – Várzea) para se cadastrar no Balcão de Empregos para Deficientes (BED). Os empresários interessados em contratar funcionários com este perfil já podem recorrer ao programa.

Para se inscrever é preciso comparecer ao SINE, de 2ª à 6ª, das 8h30 às 16h30, portando os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Titulo de Eleitor, PIS (caso já tenha tido algum vínculo empregatício anterior), CPF e laudo médico detalhado com CID. Não é necessário levar currículo, pois todos os dados do candidato serão registrados no sistema informatizado de buscas do SINE. O telefone para mais informações é (21) 2641-0031.

Para o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, a implantação do programa, ocorrida após a gestão compartilhada do SINE pelo Estado e Município, cumpre mais um compromisso do Governo Jorge Mario, que é dar oportunidade para todos, sem distinção. “A partir de hoje, os deficientes podem procurar o SINE para se cadastrar. Esta é mais uma realização da administração do Prefeito Jorge Mario. É também o fruto de reuniões com representantes de diversas entidades de classe, como Firjan, Sincomércio, Aciat e Câmara de Dirigentes Lojistas, além do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência Física, que só reforçaram a necessidade de sua implantação”, afirmou o Secretário, enfatizando que os portadores terão a partir deste momento maiores chances de inserção ou reinserção no mercado.

Ampliação do mercado de trabalho

O Balcão de Empregos para Deficientes foi criado com base na Lei 8213/91, que prevê que as empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoa portadora de deficiência. O programa vem atuando junto às empresas fluminenses para conscientizar o empresário a contratar o portador de deficiência, que vem mostrando um excelente desempenho em suas funções.

O BED tem o objetivo de cadastrar e levantar dados do potencial do portador de deficiência, referentes aos cursos, grau de escolaridade e habilitação profissional. Através de palestras há uma conscientização da responsabilidade do seu papel representativo no ambiente de trabalho. Após completar o ciclo, o candidato é encaminhado às empresas. Técnicos do programa continuam ainda com a avaliação de desempenho do novo empregado para uma melhor adequação deste ao seu novo emprego.

O programa promove visitas a empresas, visando à conscientização do empresário no sentido de utilizar a mão de obra qualificada do portador de deficiência. O intuito é conscientizar os diferentes segmentos sociais comprometidos com a questão do trabalho, quanto à inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho, através da análise de suas potencialidades, visando promover a abertura de postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/