quarta-feira, 7 de julho de 2010

Secretaria de Educação comemora Semana Nacional da Voz com mini-curso para profissionais de educação





Teresópolis, 7 de julho de 2010 - Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, comemorou a Semana Nacional da Voz com um evento organizado pelo PSPE - Programa de Saúde do Profissional de Educação. Trata-se de um mini-curso teórico e prático, que buscou o envolvimento do educador no tema abordado, promovendo o aprendizado aliado à prática, dentro da realidade e do dia a dia em sala de aula.

Realizado no Teatro Municipal, o evento estimulou a atuação conjunta e simultânea entre os profissionais de Educação através da interação nas áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, favorecendo o entendimento e o esclarecimento de dúvidas por especialistas renomados.

Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, destacou o pioneirismo do Programa de Saúde do Profissional de Educação, enfatizando que o programa não encontra similaridade de moldes em nenhuma prefeitura do País. “O PSPE cumpre um compromisso de campanha do Prefeito Jorge Mario, sempre preocupado com as condições e saúde dos profissionais de Educação”.

O curso
Com duração de quatro horas, o mini-curso foi proferido por dois renomados especialistas. Bruno Taccolla Niedermeier, que é mestre em otorrinolaringologia, apresentou o tema A Saúde Vocal do Profissional de Educação. Já o fonoaudiólogo e especialista em voz, Domingos Sávio Ferreira de Oliveira, fez apresentação teórico-prática sobre o tema A Voz do Professor no Espaço Sala de Aula: Preparação Vocal. Durante a palestra de fonoaudiologia foram realizados exercícios práticos de voz, com a participação dos profissionais presentes.

Outros temas abordados foram a compreensão das bases da fisiologia da fonação (mecanismos básicos para a produção da voz), distúrbios frequentes em profissionais da voz e suas origens, adequação da utilização da voz em contexto de sala de aula e aplicação de técnicas para o uso da voz (técnicas de projeção da voz, exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal) e orientações para a manutenção do bem-estar vocal.

Uma das coordenadoras do projeto, a fonoaudióloga Thais Braga explicou que no desempenho de suas funções, o profissional de Educação utiliza a voz como principal ferramenta de trabalho. Daí o objetivo do mini-curso, que é informar e capacitar os educadores para que realizem suas atividades docentes gozando de plena saúde. “É uma das prioridades da Secretaria de Educação prevenir a ocorrência de distúrbios ou doenças que comprometam a atuação de seus profissionais, garantindo o sucesso e o pleno desenvolvimento do exercício profissional”.

No final, os participantes receberam certificados de conclusão, além de garrafas squeeze, oferecidas pelo PSPE dentro da campanha de conscientização dos educadores sobre  a importância da hidratação para a manutenção do bem-estar vocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/