terça-feira, 13 de julho de 2010

Alunos do PlanSeQ Turismo vão mostrar os conhecimentos adquiridos em seminário para empresários do ramo




Articulação do Prefeito Jorge Mario trouxe os cursos gratuitos que qualificam 400 pessoas em Teresópolis

Teresópolis, 12 de julho de 2010 – Com 400 alunos inscritos, os cursos gratuitos do PlanSeQ Turismo em Teresópolis estão a pleno vapor. As aulas tiveram início em maio, com previsão de formatura para final de agosto. Nesta quarta-feira, 14, a partir das 19h, no auditório do Hotel Alpina, no seminário ‘O Mundo do Trabalho’, os alunos terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam para empresários dos ramos de hotelaria, gastronomia, turismo e comércio em geral.  Na ocasião, será lançado um banco de dados sobre os alunos que será disponibilizado na internet para que os empresários interessados em contratá-los possam acessá-lo.

Os cursos oferecidos pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional, do Governo Federal, são de arrumadeira, camareira e recepcionista de hotel; confeiteiro; auxiliar de garçom; orientador turístico; cozinheiro; operador de telemarketing; e pizzaiolo. Teresópolis foi contemplada com o PlanSeQ Turismo graças à articulação do Prefeito Jorge Mario junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. A Prefeitura disponibilizou alguns locais para as aulas.

 “O objetivo é oferecer a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional favorecendo o ingresso e permanência dos participantes no mercado de trabalho. O seminário será uma ótima chance para os alunos mostrarem aos empresários o que aprenderam nos cursos”, destacou o Secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, salientando o excelente relacionamento do Prefeito Jorge Mario junto à esfera federal para que a cidade fosse escolhida para receber o projeto.

O PlanSeQ Turismo prevê a integração com o SINE – Sistema Nacional de Emprego - e com empresas da região, seminários de sensibilização sobre ‘O mundo do trabalho’ para empresários, como o que vai acontecer na quarta, e  com banco de dados sobre os participantes, visando a empregabilidade do maior número de alunos. “O turismo é um dos setores que mais gera emprego, especialmente em Teresópolis, por ser uma das principais atividades econômicas do município e com a demanda crescente. Esses cursos vêm de encontro a essa necessidade das áreas de hotelaria e gastronomia, que é a mão-de-obra qualificada. Apresentar o que sabem será uma grande oportunidade para os alunos e poderá abrir portas para o mercado”, avaliou o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh.

Com aulas duas ou três vezes por semana, a programação é dividida entre capacitação social (temas complementares) e profissional (conteúdos específicos). São disponibilizados gratuitamente lanche, transporte e material pedagógico, além de certificados para os alunos, que são membro de família beneficiária do programa Bolsa Família, têm idade acima de 18 anos e possuem pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa.

Um dos cursos é o de cozinheiro, com 33 inscritos. A professora Gabriela Aschar destaca a dedicação dos aprendizes. “Os estudantes se dedicam bastante, estão empenhados em aprender os segredos da culinária. Eles já adquiriram conhecimentos sobre história da gastronomia e a parte prática, como cortes, preparos de aves, carnes, frutos do mar, decoração de pratos, etc. Além disso, aprenderam também sobre postura, uniformes e higiene”, pontuou a chef de cozinha.

Os alunos também passam por um estágio supervisionado em restaurantes da cidade e agora, com os Jogos de Inverno, têm a oportunidade de cozinhar para atletas e equipes coordenadoras das 11 cidades participantes do evento esportivo realizado pela Prefeitura. “Já sei fazer moqueca capixaba, costela com batatas e risoto italiano, por exemplo”, comemora Julia Botelho Pereira, de 18 anos, moradora da Várzea.

Júlio César Martins, de 53 anos, encontrou no curso a possibilidade de ampliar suas chances no mercado de trabalho. “Este curso tem muita qualidade, recebemos material de primeira linha para trabalharmos e as professoras são excelentes. Espero conseguir um emprego na área”, comentou. Essa também é a expectativa de Jhonatan Rosa da Fonseca, de 19 anos e morador da Vila Muqui. “Sempre gostei de cozinhar e tenho certeza de que a qualificação vai me ajudar a entrar no mercado. O seminário é uma chance importante para todos nós mostrarmos a nossa capacidade”, disse.

Seminário ‘Mundo do Trabalho’

A instituição executora do projeto ADIS (Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável), em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, vai realizar, nesta quarta, 14, o seminário ‘Mundo do Trabalho’, uma das atividades previstas no PlanSeQ Turismo. Na ocasião, empresários terão a oportunidade de conhecer, pessoalmente, o que é o projeto, quem são os seus futuros profissionais e sua capacitação para o mercado de trabalho.

“Os alunos de telemarketing convidaram as pessoas por telefone. Já os de recepção de hotel receberão os convidados no dia do evento além de cuidar da logística do seminário. Os orientadores turísticos vão montar um stand no local sobre o turismo de Teresópolis, com sugestões de novos roteiros e as arrumadeiras e camareiras cuidarão da higienização e decoração do espaço. Os aprendizes de gastronomia ficaram responsáveis pelo buffet. Os auxiliares de garçom servirão os convidados”, pontuou a coordenadora de pólo do programa em Teresópolis, Janaina Mendes.

No dia do seminário será lançado um banco de dados sobre os alunos para que os empresários interessados em contratá-los tenham fácil acesso às informações sobre eles, visto que a meta do projeto é que pelo menos 30% dos alunos estejam empregados ao final da qualificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/