quarta-feira, 23 de junho de 2010

Teresópolis é referência nacional em Horta Escolar




Representando a Secretaria de Educação de Teresópolis em Brasília: Alex Wey e Bianca Mattos com Edilene Costa, do FNDE.

 



Teresópolis, 22 de junho de 2010A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação de Teresópolis marcou presença na I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola e na IV Mostra Nacional do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, realizadas em junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O setor foi convidado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC), para apresentar a sua experiência intersetorial, desenvolvida ao longo do processo de implantação do Projeto Educando com a Horta Escolar em Teresópolis.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Magali Tayt-Sohn, explica que o Projeto Educando com a Horta Escolar não trata apenas de implantar a horta escolar com o simples objetivo de produção de hortaliças. A meta é incentivar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde, relação com o meio ambiente e valorização do produtor, tendo na horta escolar o eixo gerador de tais mudanças.

“O Projeto Educando com a Horta Escolar é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A iniciativa oferece uma proposta de capacitação aos agentes multiplicadores, buscando o envolvimento de toda a comunidade escolar para a melhoria da qualidade de vida, tendo como tema central a horta escolar”, destaca a Secretária, lembrando que já é a segunda vez este ano que Teresópolis é convidada para apresentar sua exitosa experiência com o Projeto fora dos limites estaduais.

A Secretaria de Educação de Teresópolis foi representada em Brasília pela chefe do Setor de Merenda Escolar, Bianca Ferreira Mattos, e o chefe do Setor de Educação do Campo, Alex Wey. Eles fizeram palestra durante a oficina Alimentação e Nutrição no Espaço Escolar: uma atuação intersetorial. “Como pauta, abordamos questões relacionadas com a segurança alimentar, a promoção de alimentação nutritiva e saudável nas escolas e a formação de bons hábitos alimentares com a inclusão de frutas e hortaliças na merenda escolar do município”, conta Alex.

Em sua apresentação, os representantes de Teresópolis ainda ressaltaram a importância da ação intersetorial como mecanismo de fortalecimento de ações positivas, como por exemplo, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que vem realizando exames antropométricos e avaliação nutricional dos alunos das escolas envolvidas pelo projeto da horta escolar. Também são feitos encaminhamentos médicos, nos casos em que são observadas discrepâncias, e a atualização da caderneta de vacinação dos estudantes.

A valorização do homem do campo, a dinamização do currículo escolar e a abordagem de questões relativas ao meio ambiente também foram relatadas, contando com o envolvimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, EMATER e associação de produtores locais, que possibilitaram a realização de exames de solo, doação de insumos e realização de uma oficina sobre compostagem. “Tudo isso demonstra o olhar diferenciado do Governo Jorge Mario, onde a educação no campo também está sendo valorizada”, finalizou a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/