segunda-feira, 7 de junho de 2010

RÁDIO BRASIL RURAL FM NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO





O BRASIL É PENTACAMPEÃO MUNDIAL RONALDO É ARTILHEIRO E QUEBRA ESCRITA

.
Cartaz Pomocional da Copa do Mundo de 2002.


A Copa do Mundo de Futebol, do ano de 2002, foi realizada na Coréia do Sul e no Japão. Pela primeira vez a competição foi organizada por dois países e pela primeira vez ela aconteceu na Ásia. Os grupos. “A”, “B”, “C e “D” ficaram sediados na Coréia do Sul e os grupos “E”, “F, “G” e “H” ficaram sediados no Japão. Nesta Copa do Mundo, o Brasil fez a sua melhor campanha na história da competição e a melhor campanha, que um campeão do mundo fez até hoje, foram sete vitórias em sete jogos.

Juninho Paulista esteve bem, não só contra a Turquia, mas sempre foi utilizado na Copa do Mundo.

Colocado no grupo “C”, em uma das sedes sul coreanas, junto com Turquia, China e Costa Rica, o Brasil passou para a segunda fase da competição, em primeiro lugar no grupo, somando nove pontos, ao vencer os seus três jogos. Primeiro o Brasil venceu da Turquia por 2X1, em 03 de junho, na cidade de Ulsan, em um jogo complicado. Hasan Sas, depois de receber um lançamento de Basturk, fez 1X0 para a Turquia já nos descontos da fase inicial.

Hasan Sas, atacante da Turquia, jogou muito bem a Copa do Mundo, marcou dois gols na competição

No segundo tempo, aos cinco minutos, Juninho Paulista tocou para Rivaldo, que da esquerda cruzou para a área e Ronaldo, de pé direito, empatou para o Brasil. O jogo seguiu com as duas equipes criando boas oportunidades, até que, quase no final do jogo, Luizão que havia entrado no lugar de Ronaldo, foi seguro pelo zagueiro turco Alpay, na meia lua, mas Luizão caiu dentro da área e o juiz sul coreano, Kim Young Joo errou marcando pênalti e expulsando Alpay. Rivaldo bateu de pé esquerdo e converteu, aos quarenta e dois minutos, estabelecendo o placar final em Brasil 2X1 Turquia. Em seu segundo jogo no grupo, no dia 08 de junho, na cidade de Gwangju, o Brasil teve pela frente a China e venceu com facilidade por 4x0, gols de Roberto Carlos; Rivaldo; Ronaldinho Gaucho, de pênalti e Ronaldo, completando o marcador dos noventa minutos de jogo. No seu terceiro jogo do grupo, no dia 13 de junho, na cidade de Seogwipo, o Brasil entrou em campo com uma escalação um pouco modificada e derrotou a Costa Rica por 5x2, Edmilson; Rivaldo; Junior e Ronaldo (2) marcaram para o Brasil, Wanchope e Gomez fizeram os gols da Costa Rica. A Turquia também se classificou, no grupo “C”, somando quatro pontos, o mesmo número de pontos da Costa Rica, mas os turcos se classificaram no saldo de gols. A Turquia empatou com a Costa Rica 1X1 e venceu a China por 3X0. No jogo restante do grupo a Costa Rica venceu por 2x0 da China.

Bouba Diop, do Senegal, comemora seu gol contra a França, no jogo que abriu a Copa do Mundo de 2002

No grupo “A” a França, que era então a campeã do mundo, foi surpreendentemente desclassificada, conseguindo apenas um ponto em três jogos e não marcou um gol sequer. Já no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2002, no dia 31 de maio, em Seul, na Coréia do Sul, a França perdeu para o Senegal, por 1X0, gol de Bouba Diop, aos trinta minutos do primeiro tempo, depois a França empatou com o Uruguai em 0X0 e perdeu para a Dinamarca por 2X0. Os outros resultados do grupo A, foram, Dinamarca 2X1 Uruguai, Dinamarca 1X1 Senegal e Senegal 3X3 Uruguai.

Tomasson, da Dinamarca, fez cinco dos seis gols marcados por sua seleção, na Copa do Mundo

Neste grupo se classificaram, em primeiro lugar, a Dinamarca, que teve como destaque o atacante Tomasson, autor de cinco dos seis gols marcados pelos dinamarqueses, durante a competição e o Senegal, em segundo lugar.

Raul, o craque da seleção da Espanha, comemora um de seus gols marcados na Copa do Mundo de 2002 
 
O grupo “B”, não apresentou surpresas, a Espanha chegou em primeiro lugar no grupo, vencendo os seus três jogos, Espanha 3X1 Eslovênia, Espanha 3X1 Paraguai e Espanha 3X2 África do Sul. O Paraguai foi o segundo colocado, com quatro pontos e também se classificou, graças aos critérios de desempate, já que a África do Sul, também somou quatro pontos.

Roque Santa Cuz, atacante do Paraguai, marcou um dos gols de sua equipe no empate com a África do Sul

A Eslovênia foi a última colocada no grupo, com três derrotas. Os demais resultados do grupo B foram Paraguai 2X2 África do Sul, Paraguai 3X1 Eslovênia e África do Sul 1X0 Eslovênia, partida que marcou a primeira vitória da África do Sul, na História das Copas do Mundo, o gol sul africano foi marcado por Nomvete.


John O"Brien, autor do primeiro gol dos Estados Unidos da América, na Copa de 2002, contra Portugal

No grupo “D”, mais surpresas. Portugal e Polônia, duas fortes seleções européias foram eliminadas. A Coréia do Sul, que era anfitriã, ficou com o primeiro lugar grupo e os Estados Unidos, conquistaram a segunda vaga.


Park-Ji-Sung, atacante da Coréia do Sul, que marcou o gol que eliminou Portugal 

Na primeira rodada deste grupo, a Coréia do Sul venceu da Polônia por 2X0, enquanto Portugal era surpreendido, perdendo por 3x2, para os Estados Unidos; na segunda rodada do grupo, Coréia do Sul 1X1 Estados Unidos e Portugal 4x0 Polônia; na última rodada do grupo D, Polônia 3X1 Estados Unidos e Coréia do Sul 1X0 Portugal, gol de Park-Ji-Sung.

Klose, da Alemanha, fez três gols contra a Arábia Saudita e também marcou no empate com a Irlanda. 

No grupo “E”, a Alemanha ficou em primeiro lugar e a Irlanda classificou-se em segundo. Camarões e Arábia Saudita foram eliminados. No seu primeiro jogo, a Alemanha aplicou uma estrondosa goleada na Arábia Saudita, Alemanha 8X0 Arábia Saudita, com Klose marcando três vezes. Camarões e Irlanda estrearam empatando em 1X1.

Matt Holland, atacante irlandes, autor de um gol, no jogo Irlanda 1X1 Camarões 

Os demais jogos do grupo tiveram os seguintes resultados: Alemanha 1X1 Irlanda, Camarões 1X0 Arábia Saudita, Alemanha 2X0 Camarões e Irlanda 3X0 Arábia Saudita.


O inglês David Beckham marcou de pênalti, o único gol do jogo, Inglaterra 1X0 Argentina

No grupo “F”, a Suécia se classificou em primeiro lugar, a Inglaterra ficou com a segunda vaga. A grande surpresa, neste grupo, foi a Argentina, que tida como a maior favorita para a conquista da competição, foi eliminada. A Argentina, até estreou bem, derrotando a Nigéria, por 1X0, enquanto Inglaterra e Suécia empatavam em 1X1. Mas na segunda rodada, o drama da Argentina começou, ela foi derrotada pela Inglaterra por 1X0, gol de David Beckham, de pênalti, aos quarenta e quatro minutos do primeiro tempo, enquanto que a Suécia vencia da Nigéria por 2X1.

Melberg, jogador de defesa da Suécia,  fez uma ótima Copa do Mundo

Na última rodada, a Argentina precisava vencer da Suécia, para se classificar, mas o jogo terminou empatado, Suécia 1X1 Argentina, o outro jogo da rodada apresentou outro empate, Inglaterra 0X0 Nigéria.

Blanco, capitão a seleção mexicana, marcou o gol da vitória do México por 1X0, sobre a Croácia

No grupo “G”, surpreendentemente, o México ficou com a primeira posição e a Itália se classificou com dificuldades em segundo lugar; a Croácia, terceira colocada no mundial anterior, não reeditou a campanha de quatro anos antes e foi eliminada, junto com o Equador, que estreava em Copas do Mundo.

Alessandro Del Pierro, atacante italiano, autor de um dos gols na partida, Itália 1X1 México. 

Neste grupo os resultados foram os seguintes: México 1X0 Croácia, gol de Blanco; Itália 2X0 Equador; Croácia 2X1 Itália; México 2X1 Equador; Equador 1X0 Croácia e México 1X1 Itália.

Inamoto, atacante do Japão, marcou três gols, na Copa do Mundo da Coréia do Sul e o Japão 2002

No grupo “H”, o outro anfitrião, o Japão, ficou com o primeiro lugar e a Bélgica, com o segundo. Na primeira rodada do grupo, o Japão empatou com a Bélgica em 2X2 e a Rússia venceu da Tunísia por 2X0; na segunda rodada o Japão venceu da Rússia por 1X0, com um gol de Inamoto, aos seis minutos do segundo tempo e Bélgica e Tunísia empataram em 1X1.  

Sonck, autor de um dos gols belgas, no jogo Bélgica 3X2 Rússia

A terceira rodada do grupo decidiu os classificados para a segunda fase, com a vitória do Japão sobre a Tunísia, por 2X0 e a vitória da Bélgica sobre a Rússia por 3X2. 

Rivaldo, craque do Brasil,  marcou o primeiro gol do jogo, Brasil 2X0 Bélgica

Nas oitavas de finais, a segunda fase da competição, o Brasil foi para a cidade de Kobe, no Japão e no dia 17 de junho, em um jogo duríssimo, o Brasil venceu da Bélgica. O primeiro tempo foi muito equilibrado, o Brasil teve as melhores oportunidades, mas foi a Bélgica que teve um gol anulado, marcado pelo astro e capitão da seleção belga, Wilmots, de cabeça, que o juiz Peter Prendergast, da Jamaica, invalidou, marcando um empurrão de Wilmots, em Roque Junior.   

O astro e capitão da Bélgica, Wilmots, teve o seu gol anulado no jogo Brasil 2X0 Bélgica

A primeira etapa terminou com o placar em branco. Na fase final, o jogo continuou equilibrado, com chances para os dois lados, até que aos vinte e dois minutos, Rivaldo recebeu uma bola fora da área, dominou no peito, ajeitou com pé e de virada, num lindo lance, fez o primeiro gol do jogo, a bola ainda roçou de leve na zaga da Bélgica, antes de se alinhar no fundo das redes. O jogo continuou equilibrado com oportunidades surgindo para as duas equipes, mas os dois goleiros estavam bem no jogo, de um lado, Marcos defendendo esplendidamente, fazendo defesas espetaculares, do outro lado o goleiro belga também estava bem, até que, Kleberson, que havia acabado de entrar, roubou uma bola na intermediária brasileira, invadiu o campo adversário pela direita e cruzou para Ronaldo, que chutou, marcando o segundo gol do Brasil, aos quarenta e dois minutos, placar final, Brasil 2X0 Bélgica.


Rio Ferdinand, zaqueiro inglês, fez um dos gols do jogo, Inglaterra 3X0 Dinamarca

O Brasil foi para as quartas de final e agora teria pela frente a Inglaterra, que naquele mesmo dia, na cidade de Nigata, também no Japão, se classificava, vencendo a Dinamarca, por 3X0, com gols de Ferdinand, Owen e Heskey.

Dennis Rommedah, defensor a Dinamarca, que foi eliminada competição no jogo Inglaterra 3X0 Dinamarca

Assim, a Inglaterra estava classificada  para afase seguinte da Copa do Mundo da Coréia o Sul e o Japão de2002, enquanto que a seleção da Dinamarca estava eliminada.  

Larson, da Suécia, fez três gols na Copa do Mundo e fez o gol do seu time no jogo Senegal 2X1 Suécia

Na véspera, dia 16 de junho, ainda nos jogos da segunda fase, na cidade de Õita, no Japão, Suécia e Senegal jogaram disputando vaga para a terceira fase, no final do jogo empate, 1X1, Larson, para a Suécia e Henri Camara, para o Senegal marcaram os gols.

Henri Camara, autor do gol no tempo normal e do gol de ouro, herói do Senegal, no jogo contra a Suécia

Na prorrogação, graças ao gol de ouro, marcado por Henri Camara, o Senegal se classificou, placar final, Senegal 2X1 Suécia.

Umit Davalla, autor do único gol  no jogo Turquia 1X0 Japão

Ainda no Japão, no dia 18 de junho, na cidade de Rifu, o Japão jogou diante de sua entusiasta torcida, contra a Turquia. Davala, aos doze minutos da primeira fase, marcou para a Turquia e o primeiro tempo terminou Turquia 1X0 Japão.

Nakata, craque do Japão, não conseguiu evitar a desclassificação de sua equipe no jogo contra a Turquia 

No segundo tempo, o Japão apoiado pela torcida foi para o ataque, mas o gol não saiu, para a decepção dos japoneses, que muitas vezes são considerados frios e de poucas emoções, mas naquele dia, eles sofreram muito. Imagens de televisão mostraram homens e mulheres, presentes ao estádio, chorando no fim do jogo, com o placar indicando, Turquia 1X0 Japão.

Neuville, da Alemanha, marcou o único gol do jogo, Alemanha 1X0 Paraguai

Os outros jogos da segunda fase da competição foram realizados na Coréia do Sul. Em Seogwipo, no dia 15 de junho, a seleção da Alemanha jogou contra a seleção do Paraguai, do grande craque Gamarra.

O grande zaqueiro do Paraguai Gamarra  passou toda a Copa doMundo sem fazer uma falta seguer

O jogo só foi  decidido, nos instantes finais. A Alemanha venceu por 1X0, graças a um gol marcado por Neuville, aos quarenta e três minutos do segundo tempo.

McBride, autor de um dos gols dos Estados Unidos, na vitóia de 2X0 sobre o México

Em Jeonju, no dia 17 de junho, os Estados Unidos derrotaram o México, por 2X0 com gols de McBride e Donovan.

Manuel Vidrio, defensor da seleção do México, que foi eliminada pelos E.U.A, por 2X0, nas oitavas de final

Os norte americanos avançaram na competição e os mexicanos que havam feito uma excelente primeira fase se despediram da Copa doMundo da Coréia e do Japão.

Morientes, o autor do gol da Espanha, no jogo contra a Irlanda

Na véspera, em 16 de junho, Suwon, a Espanha e Irlanda disputaram uma vaga às quartas de final. Com gols de Morientes, para a Espanha e Robbie Keane, para a Irlanda o jogo terminou 1X1.

Robbie Keane, o autor do gol da Irlanda, no jogo contra a Espanha 

O jogo foi então para a prorrogação e o  placar persistiu em 1X1, sendo assim,  a decisão foi para os pênaltis e a Espanha conseguiu a vaga, ao converter três das cinco cobranças, enquanto que a Irlanda, convertia apenas duas cobranças.

Ahn Jung-Hwan assinalou o gol de ouro para a Coréia do Sul, na partida contra a Itália

Em Daejeon, no dia 18 de junho, a Coréia do Sul, jogou contra Itália e conseguiu a vaga para a terceira fase da competição, na prorrogação, graças ao gol de ouro. A Itália abriu o marcador, na primeira fase, com Vieiri, aos dezoito minutos e aos quarenta e três minutos do segundo tempo, Seol Ki-Hyun empatou para a Coréia do Sul.

Vieiri, da Itália, fez quatro gols na Copa do Mundo, também marcou contra a Coréia do Sul, mas foi em vão

O jogo terminou 1X1, o que forçou a prorrogação, então, Ahn Jung-Hwan fez o gol de ouro para a Coréia do Sul, aos dois minutos da segunda etapa, da prorrogação, decretando, Coréia do Sul 2X1 Itália. A Coréia do Sul passava para a fase seguinte. Dias depois, Ahn Jung-Hwan, que jogava no Perugia, da Itália, foi dispensado pelo presidente e proprietário do Perugia, Luciano Gaucci, que na ocasião disse não querer mais o jogador Ahn Jung-Hwan, no Perugia e que não ia pagar sálarios a alguém que arruinou o futebol italiano. Uma das atitutes mais patéticas e de falta de profissionalismo, de um diretor de um clube de futebol profissional, já vista no mundo do futebol.


Ronaldinho Gaucho teve excelente atuação contra a Inglaterra e  fez o segundo gol da vitória do Brasil

Vieram então as quartas, com dois jogos no Japão e dois jogos na Coréia do Sul. Em Fukuroi, uma pequena cidade na Província Shizuoka, no Japão, no dia 21 de junho, o Brasil jogando com o seu segundo uniforme, camisas e meias azuis e calções brancos, enfrentou a Inglaterra, que jogou de camisas e meias brancas e calções pretos. Aos vinte e três minutos, do primeiro tempo, Michael Owen fez Inglaterra 1X0, em falha infantil de Lúcio, que tentou dominar a bola com a coxa e perdeu para Owen que marcou com facilidade.




                                                         
Michael Owen marcou o gol do selecionado inglês contra o Brasil 

Nos descontos, do primeiro tempo, aos quarenta e sete minutos, Rivaldo empatou para o Brasil, numa jogada espetacular de Ronaldinho Gaúcho, que roubou uma bola ainda no campo brasileiro, entrou no campo adversário carregando pelo meio, fintou espetacularmente um defensor inglês e na meia lua, rolou para a direita, para Rivaldo, que dentro da área, chutou rasteiro e cruzado, de perna esquerda, alinhando a bola no canto direito, da meta de Seaman, fazendo Brasil 1X1 Inglaterra e esse foi o placar do primeiro tempo. No segundo tempo, aos cinco minutos o meia atacante, Ronaldinho Gaucho fez o segundo gol do Brasil, num lance fortuito, quando Kleberson foi derrubado pelo lado direito do ataque brasileiro, na altura da intermediária. Ronaldinho Gaúcho foi cobrar a falta e alçou a bola na área em cruzamento, mas o goleiro inglês, Seaman estava adiantado, a bola tomou um efeito e entrou no alto, à direita do gol, foi bem no ângulo e assim o Brasil fez 2X1, sete minutos depois, o próprio Ronaldinho Gaucho foi expulso, por jogada violenta. Mesmo com um a menos, o Brasil soube segurar o resultado que se manteve até o final da partida, Brasil 2x1 Inglaterra.



                                                   
Mansiz fez o gol de ouro, da Turquia, no jogo em que a Turquia venceu por 1X0, do Senegal 


Em Osaka, no Japão, no dia 22 de junho, Senegal e Turquia empataram em 0X0, no tempo normal. Mas na prorrogação, aos quatro minutos do primeiro tempo, Mansiz fez o gol de ouro, final em Turquia 1X0 Senegal.



                                                             
Khalilou Fadiga, jogador do Senegal, que atuou na derrota contra a Turquia, no meio campo 

A Turquia seguia assim na competição, enquanto que  o Senegal que fez uma ótima campanha, se despedia da Copa do Mundo de 2002, da Coréia do Sul e do Japão.




                                                  
Hong Myung-Bo, defensor da Coreia do Sul, atuou, no jogo contra a Espanha

Em Gwuangiu, na Coréia do Sul, no dia 22 de junho, a Coréia do Sul, disputou a vaga com a Espanha. Neste jogo os espanhóis reclamaram muito da arbitragem. O jogo terminou 0X0 e na prorrogação, o placar persistiu a decisão foi para os pênaltis e a Coréia do Sul levou a melhor, se classificando assim para as semi finais.

                                        
Ferenando Hierro, grande zaqueiro da seleção da Espanha, esteve presente no jogo contra a Coréia do Sul

Assim, a Coréia do Sul que era um dos anfitriões foi para a semi final, enquanto que a Espanha,que havia feito uma excelente Copa do Mundo, deixava invicta, a competição, somando três vitórias e dois empates.




                                                          
Cristoph Metzelder, o zaqueiro alemão, teve uma grande atuação no jogo, Alemanha 1X0 Estados Unidos

Na véspera, dia 21 de junho, na Coréia do Sul, na cidade de Ulsn, Alemanha e Estados Unidos disputaram a outra vaga. Os Estados Unidos dominaram o jogo. Mas no fim prevaleceu a maior experiência dos alemães. A rigor, a Alemanha no primeiro tempo, teve apenas duas oportunidades reais de gol, na primeira delas, Ballack chutou de dentro da grande área, o goleiro rebateu e o próprio Ballack completou, fazendo o gol, aos trinta e nove minutos e logo depois, a Alemanha acertou a trave e foi só isso que a Alemanha produziu no primeiro tempo.



                                               
Donovan, atacante dos Estados Unidos, perdeu chances de gol, na derrota por 1X0, para a Alemanha

Por sua vez, os Estados Unidos da América, criaram várias oportunidades e só o atacante norte americano, Donovan, perdeu pelo menos duas excelentes chance, em uma delas, Donovan chutou pela linha de fundo e em outra, livre na grande área, chutou em cima do goleiro da Alemanha. No segundo tempo, os norte americanos continuaram dominando as ações e perderam muitas chances, em uma delas o goleiro, Oliver Kahn foi vencido e a bola parecia já ter entrado, quando o zagueiro, da Alemanha, a tirou com a mão, mas o juiz, Hugh Dallas, da Escócia, mandou o jogo seguir, não assinalando o possível gol, nem dando o pênalti que foi claro, a Alemanha seguiu vencendo e o jogo acabou, Alemanha 1X0 Estados Unidos.


                                       

Ballack, foi o autor do único gol, do jogo Alemanha 1X0 Coréia do Sul, que classificou a Alemanha

Nas semi finais, a Coréia do Sul, em Seul, enfrentou Alemanha, no dia 25 de junho. Tecnicamente foi um dos piores jogos da Copa do Mundo de 2002. O primeiro tempo terminou 0X0, com poucas emoções, uma bonita defesa do goleiro Oliver Kahn, para a Alemanha e uma boa defesa do goleiro, Lee Woon Jae, da Coréia do Sul e só.



                                                         
Lee Woon Jae, o bom goleiro da Coréia do Sul, não conseguiu evitar a derrota, para a Alemanha

Na segunda fase, nada mudou. Ballack, numa das raras oportunidades, fez de cabeça o único gol do jogo, aos trinta minutos, final, Alemanha 1X0 Coréia do Sul, a Alemanha ia para a decisão, a Coréia do Sul disputaria o terceiro lugar.

                                                      
Roberto Carlos, ala do Brasil, jogou bem no jogo Brasil 1X0 Turquia e em toda a Copa do Mundo de 2002

No dia seguinte, 26 de junho, Brasil e Turquia voltavam a se enfrentar, agora no Japão, na cidade de Saitama. Mais uma vez, como já havia acontecido na primeira fase da competição, a Turquia foi um adversário a altura do Brasil, a primeira fase foi muito equilibrada com grandes lances, mas o placar ficou em 0X0. No segundo tempo o Brasil começou um pouco melhor e logo a pequena superioridade brasileira se mostrou no marcador, eram quatro minutos, quando Ronaldo recebeu pela meia esquerda, invadiu a área e chutou de bico, no canto esquerdo de Rustu, que nada pode fazer, era o sexto gol de Ronaldo na Copa de 2002, no fim da competição, Ronaldo quebraria uma escrita, que já durava seis Copas do Mundo, onde o artilheiro maior da competição, sempre alcançava a marca de seis gols. Ronaldo nesta Copa do Mundo iria fazer oito gols, quebrando a escrita.


                                              
Rustu, o grande goleiro da Turquia, na Copa do Mundo, não conseguiu evitar a vitória por 1X0 do Brasil

Apesar de outras chances criadas na fase complementar do jogo, pelas duas equipes, o placar não foi mais alterado e marcador final do jogo indicava, Brasil 1X0 Turquia. Assim o Brasil ia para a final e a Turquia decidiria o terceiro lugar.



                                                       
O atacante turco, Hagan Sukor, abriu o marcador na decisão do terceiro lugar, Turquia 3X2 Coréia do Sul

No sábado, dia 29 de junho, na cidade de Daegu, no Daegu World Cup Stadium, a Coréia do Sul e a Turquia disputaram terceiro lugar. O juiz do jogo foi o kuaitiano, Saad Kane. Os turcos venceram e ficaram com o terceiro lugar. A Turquia abriu o marcador com Hakan Sukur, no primeiro minuto do jogo; a Coréia do Sul empatou com Lee Eul-Yang, aos nove minutos, mas Mansiz fez outros dois gols para a Turquia, ainda no primeiro tempo, aos treze e aos trinta e dois minutos.




                                                           
Lee Young Pyo, jogador de meio de campo da Coréia do Sul, esteve no jogo Turquia 3X2 Coréia do Sul

Na etapa final, no último minuto do jogo, Song Chong Guk, diminuiu para a Coréia do Sul, final Turquia 3x2 Coréia do Sul.


                                                           
Edmilson, o versátil jogador do Brasil, fez uma ótima Copa do Mundo e esteve muito bem na decisão

Chegara então o dia da grande final da Copa do Mundo de 2002, Brasil e Alemanha, dois gigantes do futebol mundial, decidiriam a Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão.



                                        
Lucio, zagueiro brasileiro, fez uma Copa do Mundo quase impecável e esteve excelente na decisão

O jogo foi realizado no domingo, dia 30 de junho de 2002, às dezoito horas do horário local, oito horas do horário brasileiro, no Internacional Stadium Yokohoma, na cidade de Yokohoma, no Japão, com sessenta e nove mil e vinte e nove pessoas presentes no estádio.


                                        
Pierreluigi Collina, da Itália, foi o árbrito da decisão, Brasil 2X0 Alemanha

O árbitro do jogo foi o italiano Pierreluigi Collina, seus auxiliares, o sueco Lief Lindberg e o inglês Philip Sharp. O técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, mandou a campo, Marcos; Cafu, Lúcio, Roque Junior e Roberto Carlos; Edmilson, Gilberto Silva, Kleberson e Ronaldinho Gaúcho (depois, Juninho Paulista); Ronaldo (depois, Denílson) e Rivaldo. O técnico da Alemanha, Rudi Voeller, sem Ballack, um de seus principais jogadores, que estava suspenso, em virtude do cartão amarelo, que havia recebido no jogo da semi final, contra a Coréia do Sul, escalou seu time para a partida com Oliver Kahn; Frings, Linke, Ramelow e Metzelder; Schneider, Jeremies (depois, Asamouah), Hamann e Marco Bode (depois, Christian Ziege); Neuville e Klose (depois, Bierhoff). O Brasil jogando de camisas amarelas, calções e meias azuis, deu a saída e logo já estava no ataque contra a meta da Alemanha, que jogava de camisas e meias brancas e calções pretos.


                                       
Oliver Kahn, o goleiro da Alemanha, na decisão, Brasil 2X0 Alemanha


Aos dois minutos, Kleberson, se livrou da marcação e cruzou da direita, Oliver Kahn defendeu; aos seis minutos, falta para a Alemanha, Frigs rola e Marco Bode, que chuta de fora da área, a bola bate na zaga brasileira; aos sete minutos, Kleberson finaliza rasteiro de fora da área, Oliver Kahn defende; aos nove minutos, a Alemanha ataca, a bola é cruzada na área, Marcos e Edmilson se atrapalham, mas Edmilson manda para escanteio; aos dezoito minutos, Kleberson toca para Ronaldinho Gaúcho, o meia do Brasil, toca para Ronaldo, dentro da área, livre pela meia direita, o atacante chuta rasteiro e cruzado, mas a bola vai para fora, a direita de Oliver Kahn; aos vinte e nove minutos, Ronaldinho Gaucho lança Ronaldo, a bola escapa do seu domínio e Kahn defende; aos quarenta e quatro minutos, Ronaldinho Gaucho foge pela esquerda, toca para Ronaldo que deixa passar para Kleberson, que fazia uma partida exuberante, o meio campista do Brasil, tenta pela terceira vez seguida de fora da área e a bola choca-se como travessão de Oliver Kahn; aos quarenta e cinco minutos, Ronaldinho Gaucho, na esquerda toca de cabeça para Roberto Carlos, que chuta de fora da área, a bola bate na zaga e sobra para Ronaldo, que dentro da área, chuta forte, Kahn defende parcialmente e a defesa afasta e com a Alemanha um pouco melhor na fase inicial, o primeiro tempo termina como placar em branco.



                                  
Marco Bode, da Alemanha, fez um gol na Copa do Mundo, mas perdeu na decisão, Brasil 2X0 Alemanha

No segundo tempo a Alemanha dá a saída no primeiro minuto, Jeremies cabeceia, a bola bate no zagueiro brasileiro Edmilson, que salva a bola que ia para o canto direito do goleiro Marcos, do Brasil; aos três minutos falta frontal, na linha média, Neuville cobra forte, a bola passa pela barreira, Marcos espalma e a bola bate na trave do Brasil; aos sete minutos, escanteio para o Brasil pela esquerda, Ronaldinho Gaucho toca curto para Roberto Carlos que levanta na área, Rivaldo cabeceia, Kahn dá rebote e Gilberto Silva, na pequena área chuta para fora, mas o jogo já estava paralisado com o juiz Pierreluigi Collina, marcando a falta de Gilberto Silva.




                       
Marcos, o excelente goleiro do Brasil, esteve esplêndido na decisão, Brasil 2X0 Alemanha

A Alemanha ataca a meta brasileira, aos onze minutos, Hamann finaliza forte de fora da área, a bola sai pelo alto a esquerda de Marcos; mas aos vinte e um minutos Ronaldo consegue roubar uma bola na intermediária da Alemanha e toca para Rivaldo que finaliza de perna esquerda de fora da área, Oliver Kahn, solta a bola e no rebote Ronaldo, na risca da pequena área, toca de perna direita, no canto baixo à esquerda de Kahn, abrindo o marcador para os brasileiros, Brasil 1X0.



                                     
Ronaldo "Fenômeno" festeja um de seus dois gols na final, ele foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2002

Aos vinte e quatro minutos, Frings, de fora da área chuta sobre o gol de Marcos; aos vinte e cinco minutos, minutos, um chute da Alemanha de fora da área, torna-se perigoso, pois a bola roça na zaga e sai perigosamente a escanteio, à direita da metade Marcos; aos vinte e seis minutos o zagueiro  recebe a bola no campo brasileiro, invade o campo contrário, corre pela direita, passa por quatro adversários, vai linha de fundo e cruza para trás, a defesa alemã afasta o perigo.




                                                         
Kleberson foi um jogador decisivo na final, ele foi um dos maiores destaques da Copa do Mundo de 2002

Aos trinta e três minutos Oliver Kahn, repõe a bola em jogo, a bola viaja até a defesa do Brasil, Roque Junior corta de cabeça e entrega a Cafu, o capitão brasileiro mata a bola e com um toque na bola, entrega a Kleberson, que ultrapassa o meio de campo, foge pela direita do ataque brasileiro e já próximo do bico da grande área, serve a Rivaldo na meia lua, Rivaldo deixa a bola passar para Ronaldo, já dentro da grande área, Ronaldo chuta de perna direita e a bola entra rasteira, no canto esquerdo baixo de Oliver Kahn, é o segundo gol do Brasil, Brasil 2X0.


                                                         
Oliver Bierhoff, perigoso atacante da Alemanha, na final, Brasil 2X0 Alemanha 

Aos trinta e sete minutos Bierhoff, na grande área do Brasil, fuzila e Marcos manda para escanteio; aos trinta e nove minutos, Ronaldinho Gaúcho sai, entra Juninho Paulista; aos quarenta e três minutos, Ronaldo sai, entra Denilson; aos quarenta e quatro minutos Juninho Paulista faz excelente jogada com a cabeça e Denilson recebe na esquerda, ainda no campo do Brasil, ele entra no campo da Alemanha e faz um carnaval, dribla vários adversários e é derrubado próximo a área, com uma falta, o juiz não marca; nos descontos, aos quarenta e oito minutos, Denilson, novamente servido por Juninho Paulista, faz outro carnaval e é derrubado, o juiz Pierluigi Collina, marca a falta, mas a falta não é cobrada, o juiz encerra jogo.


                                                
O Capitão, Cafu ergue a Taça cercado por jogadores e comissão técnica. O Brasil é penta campeão

Festa, jogadores e comissão técnica se abraçam, a torcida do Brasil vibra no Estádio de Yokohama, em todo o Brasil as comemorações são esfuziantes. Cercado por todos os jogadores brasileiros, titulares e reservas e também por todos os membros da delegação brasileira, o capitão da seleção brasileira, o lateral direito Cafu, ergue a taça e faz uma declaração de amor a sua esposa. “Eu te amo Regina”, diz Cafu.


                                             
Os campeões mundiais, na Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, de 2002. Da esquerda para a direita, em pé, Lúcio; Edmilson; Roque Junior; Gilberto Silva; Marcos; Kaká; Vampeta; Anderson Polga; Dida; Rogério Cene e Belleti, agachados na mesma ordem, Ronaldinho Gaucho; Ronaldo "Fenômeno"; Roberto Carlos; Kleberson; Rivaldo; Cafu, o Capitão; Junior; Ricardinho; Luizão; Edilson; Denilson e Juninho Paulista, dos vinte e três jogadores convocados pelo Brasil, para a Copa da Coréia do Sul e do Japão, de 2002, vinte e um entraram em campo, apenas os goleiros reservas, Dida e Rogério Cene, não atuaram.  

O Brasil é penta campeão mundial.


                                                
Mais um cartaz promocional da Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão, de 2002

Classificação final da Copa do Mundo, da Coréia do Sul e do Japão de 2002: 1º Lugar, Brasil; 2º Lugar, Alemanha; 3º Lugar, Turquia e 4º Lugar, Coréia do Sul. O artilheiro da competição, Ronaldo, do Brasil, com 08 (oito) gols.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/