quinta-feira, 17 de junho de 2010

NOTÍCIAS GERAIS


Brazão da Polícia Federal


Quadrilha fraudava concursos


A Polícia Federal desencadeou ontem a Operação Tormenta, que tem por objetivo desarticular quadrilha que fraudava concursos públicos em todo o País. Estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, sendo 21 na Grande São Paulo, 1 no Rio de Janeiro, 3 na região de Campinas e os demais na Baixada Santista, além de 12 mandados de prisão temporária. A PF iniciou as investigações através de informações obtidas durante a investigação social realizada no âmbito do concurso para Agente de Polícia Federal de 2009, fase do concurso que faz parte do sistema de proteção adotado pela instituição no recrutamento de novos policiais. A partir daí, identificou que a quadrilha atuava em todo o País mediante o acesso aos cadernos de questões antes da data de aplicação das provas. As investigações revelaram que, além do concurso da PF, o grupo teve acesso privilegiado às provas do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (2ª fase/2010) e do concurso da Receita Federal (Auditor-Fiscal/1994). Foram identificados 53 candidatos que tiveram acesso à prova de agente federal, pelo menos 26 candidatos que tiveram acesso à prova da OAB e há indícios de que 41 candidatos tenham tido acesso à prova da Receita Federal. Mesmo após a notícia do vazamento da prova da OAB pela imprensa, e sabendo que o fato seria investigado pela Polícia Federal, a organização criminosa se articulou para fraudar, sem sucesso, concursos da Caixa Econômica Federal, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do INSS - Perito Médico, da Advocacia Geral da União (AGU), da Santa Casa de Santos - Residência Médica, de Defensor Público da União e da Faculdade de Medicina de Ouro Preto. Segundo nota divulgada pela PF, foram também constatados indícios de fraudes em outros concursos. Para o órgão, existe no País um esquema de fraudes sistêmicas em concursos públicos. O grupo criminoso, após identificar os concursos de interesse e a instituição responsável pela realização, atuava de várias formas para auxiliar o cliente: por meio de aliciamento de pessoas que tinham acesso ao caderno de questões, para acesso antecipado às provas; repasse de respostas por ponto eletrônico durante a realização do concurso e a indicação de uma terceira pessoa mais preparada para fazer o concurso no lugar do candidato-cliente. A quadrilha atuava ainda na falsificação de documentos e diplomas exigidos pelos certames quando o candidato não possuía a formação exigida. A quadrilha tinha ramificação nacional e atuava há pelo menos 16 anos. Entre os órgãos cobiçados estavam a Receita Federal e Polícia Federal, cujos salários chegam a R$ 20 mil mensais. Dependendo do nível salarial do concurso, o valor da prova variava de 50 a 150 mil dólares.

Fonte: Diário Online




 Catherine Ashton

Israel anuncia que irá aliviar o bloqueio à Faixa de Gaza


O governo de Israel decidiu nesta quinta-feira (17) aliviar o bloqueio a Gaza ao permitir a entrada ao território palestino de produtos de uso civil. "O Gabinete de Segurança manteve uma ampla discussão nos últimos dois dias em referência aos ajustes da política de Israel sobre Gaza", assinala o escritório de Benjamin Netanyahu em comunicado, que acrescenta que foi decidido "aliviar o sistema da entrada de bens civis em Gaza". O núcleo do Gabinete de Netanyahu também aceitou "expandir o fluxo de materiais para projetos civis que estejam sob supervisão internacional, continuar os procedimentos de segurança existentes para impedir a entrada de armas e material de guerra". "Nos próximos dias, o governo decidirá os passos adicionais que serão tomados para que esta política seja efetivada", indica a nota, que convoca a comunidade internacional a trabalhar para a libertação imediata do soldado Gilad Shalit, capturado por milícias palestinas de Gaza há quatro anos. A medida representa a cessão do governo israelense à pressão internacional, que tinha reiterado suas chamadas ao fim do bloqueio a Gaza após o ataque à frota humanitária internacional que se destinava a Gaza no último dia 31 de maio e terminou com a morte de nove ativistas turcos. A representante europeia de Assuntos Exteriores e vice-presidente da Comissão europeia, Catherine Ashton, pediu na quarta-feira (16) em discurso perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que seja encerrado o bloqueio que, assinalou, "causa danos às pessoas, impede a reconstrução, alimenta o radicalismo e dá autoridade ao Hamas". Os Estados Unidos, principais aliados de Israel, tacharam como "insustentável" o cerco à faixa, governada pelo Hamas e na qual vivem um milhão e meio de pessoas. Os EUA exigiram a revisão das condições atuais. Na semana passada, Israel começou a afrouxar o cerco a Gaza e anunciou que permitiria a entrada de refrescos, sucos, frutas em conserva, bolachas, aperitivos e batatas fritas, medida que os palestinos consideraram insuficiente.

Fonte: Agencia EFE





LOGO DO IBGE
 
 
Varejo deverá ser estimulado nos próximos meses


Para o técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE Reinaldo Pereira, o varejo deverá ser estimulado, nos próximos meses, pelos mesmos fatores que estão garantindo o aumento das vendas do setor ante iguais períodos de ano passado, como aumento da renda do trabalho, redução do desemprego e oferta de crédito. De acordo com ele, o reajuste de 7,7% para os aposentados, confirmado ontem, também deverá contribuir para a continuidade da expansão nas vendas do setor. O IBGE também divulgou as vendas do comércio varejista ampliado, que incluem as atividades de veículos e motos e material de construção, que, perante abril do ano passado, aumentaram 12,7%, com alta de 18,9% para veículos e motos e de 19,3% em material de construção. Já no setor supermercadista, as vendas da atividade de hiper- e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na pesquisa mensal de comércio, subiram 5,6% ante abril de 2009, mostrando forte desaceleração nos resultados mensais. Apenas o segmento de hiper- e supermercados registrou uma queda de 7,4%, em abril, ante o mês anterior, conforme apresentado no estudo do instituto divulgado ontem.

Fonte: DCI - Diário de Comércio, Indústria e Serviços




Dave Matthews Band
 
Agora é oficial: Itu terá 'Woodstock' de 9 a 11 de outubro


Foi anunciado ontem um novo megafestival de música e artes em São Paulo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, numa fazenda em Itu (cerca de 100 km da capital paulista). A maior atração é a banda americana Pixies, talvez a mais influente no cenário alternativo internacional desde os anos 1990 (até os astros do grunge, como o Nirvana, beberam na fonte dos Pixies). Foram confirmadas também Linkin Park, Dave Matthews Band e Incubus. O festival foi batizado como SWU Music and Arts Festival (SWU vem da expressão em inglês Starts With You - "Começa com Você"), mas já é chamado de "Woodstock brasileiro". Promete 20 atrações musicais por dia, entre bandas, DJs e artistas nacionais e internacionais. Sua estimativa é reunir cerca de 200 mil pessoas durante os três dias. A fazenda Maeda, onde será realizado o festival, já abrigou eventos de porte, como a rave XXPerience, mas a logística deverá ser aprimorada, segundo Eduardo Fischer, promotor do festival. Haverá estrutura de camping, como no inglês Glastonbury, no dinamarquês Roskilde e no americano Coachella. Os organizadores esperam 8 mil barracas e 10 mil bicicletas. O evento tem o mesmo tipo de apelo que a edição do Rock in Rio, em 2001, que pregava a união "por um mundo melhor". Mas Fischer diz que seu festival é muito diferente, e caracteriza a mostra como "um movimento" que promete parar o País. "Se você quer mudar o mundo, comece com você: apague a luz quando sair do quarto, tome um banho mais curto, não deixe o celular carregando a noite inteira, recicle o lixo." Ele investirá 100% da arrecadação com patrocínio na campanha publicitária, além da estrutura do festival. O evento terá mostra de artes ligadas ao tema sustentabilidade, com curadoria de Eduardo Srur. O artista plástico é conhecido por intervenções críticas na paisagem urbana, como a instalação de garrafas PET gigantes no Tietê, em São Paulo. Haverá também um Fórum de Sustentabilidade, com curadoria da americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving. O SWU Festival é o sucessor do Festival Maquinária, que ocupou a Chácara do Jockey em 2008 e 2009 (com grupos como Faith no More e Jane"s Addiction). Fischer tem a consultoria de Michael Lang, organizador do lendário Woodstock americano - o que levou às conjecturas de que ele pretendia fazer uma edição daquela mostra no Brasil. Ele chegou a procurar o grupo Pearl Jam para o SWU, mas o vocalista, Eddie Vedder, vai se casar justamente na mesma data. Ele promete voltar a negociar para o ano que vem. Atrações Linkin Park, Mistura rap e metal e já vendeu mais de 50 milhões de discos; Dave Matthews, Po p com sons étnicos; Incubus, Formada em 1991, mistura rock, hip-hop e eletrônica e Pixies, O CD Surfer Rosa é uma das "bíblias" do rock alternativo.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo – Matéria de Jotabê Medeiros





Rodrigo Maia

DEM tenta jogar, mas sabe que tem poucas cartas na mão


Dirigentes de PSDB e DEM decidiram articular uma reunião com o tucano José Serra na próxima semana para tentar definir a escolha do nome do vice para a sua chapa à Presidência. A proposta foi discutida ontem, durante uma reunião de mais de uma hora entre o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), realizada em Brasília. "Existe a possibilidade de haver essa conversa na próxima semana", confirmou Maia, na saída do encontro, no qual reforçou a posição do partido, pleiteando o posto de vice na coligação. O DEM pressiona os tucanos para que anunciem oficialmente que o partido indicará o candidato a vice, mas nem Serra nem Guerra confirmam que essa opção será aceita. A indefinição está irritando o comando do DEM, que decidiu aumentar a pressão sobre o aliado, até porque corre contra o tempo. A convenção do DEM está marcada para o dia 30 e nesse encontro terá de ser anunciado o vice e a formalização da coligação com os tucanos e os outros partidos aliados. O texto do edital que convoca a convenção já está redigido, incluindo a proposta de coligação com o PSDB. Como não tem outra opção viável além de Serra, o DEM sabe que não pode ameaçar os tucanos com o abandono da chapa. Em vez disso, sugerem que se perderem a vaga de vice poderão fazer uma espécie de "corpo mole" na campanha. "Já fizemos todos os gestos a favor da aliança porque queremos ganhar a eleição. E sabemos que José Serra é nosso candidato. Mas para ganhar uma eleição nacional é preciso agregar os aliados de forma coletiva e não de forma individual", disse. Logo depois do encontro com Guerra, Maia comunicou aos integrantes da Comissão Executiva Nacional do DEM o conteúdo da conversa com Guerra. Disse confiar em que Serra entregará ao partido a vaga e poderá escolher o nome que achar melhor entre os quadros do DEM. "Eu quero a vaga de vice-presidente e tenho certeza de que ela será do DEM porque em todas as conversas com os dirigentes do PSDB nunca me foi dito que não será. Houve um compromisso lá atrás, que para mim continua valendo. Só acreditaria em outra coisa se o partido fosse informado oficialmente de algo diferente. E isso não aconteceu até agora." Na prática, porém, o DEM espera ainda por um sinal de Serra. "Se depender da forma como Serra toma suas decisões, pode ser que só decida por isso no dia 30", ironizou Maia. "Mas não estresso com isso porque existe um prazo, que é o dia 30. Se não houvesse, podia ser diferente."

Fonte : Cenário: Marcelo de Moraes - O Estado de S.Paulo





SÍMBOLO DO PT

PT pede ao TSE multa a PSDB por propaganda antecipada


O PT impetrou representação no início da noite de hoje (16) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requerendo a aplicação de multa ao PSDB e ao candidato da sigla à sucessão presidencial, José Serra, por propaganda eleitoral antecipada em duas inserções veiculadas pela legenda em rede nacional ontem. Os advogados do PT acusam os tucanos de divulgar propostas de cunho eleitoral nas peças, o que contraria a Lei Eleitoral 9.096/95, segundo a qual o programa partidário tem a função única de abordar propostas políticas da sigla. Além da aplicação da punição, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil, o PT pede a cassação do direito de transmissão de inserções do PSDB. O TSE fixa o dia 6 de julho como o início oficial da campanha. Nas duas peças divulgadas ontem, ambas com 30 segundos de duração, Serra falou de saúde e gestão, duas áreas consideradas suas principais vitrines eleitorais. Na primeira inserção, o ex-ministro da Saúde cobrou do governo federal maior investimento na área, com a contratação de mais médicos e enfermeiras e a construção de hospitais. "Tem que fiscalizar, cobrar, ficar em cima. Dá para fazer. Vamos juntos melhorar a saúde de nosso País." No segundo anúncio, ele destaca que a maior qualidade de um governante é a capacidade de "fazer acontecer" e destaca ter demonstrado esse talento em sua vida pública. "Esse é o meu jeito. Como sempre fiz." Na representação, os advogados do PT acusam o PSDB de ter divulgado a imagem de Serra com o intuito de "alavancar sua popularidade eleitoral". O relator do caso é o ministro do TSE Aldir Passarinho Junior.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo – Gustavo Uribe –Agência do Estado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/