domingo, 16 de maio de 2010

NOTÍCIAS GERAIS

O chanceler Celso Amorim disse nesta quinta-feira, durante uma visita a Moscou, que os governos de Brasil e Turquia já têm "elementos" para um possível acordo com o Irã sobre seu programa nuclear.


"Ninguém pode ter certeza do que vai ocorrer, mas eu acho que temos os elementos presentes para conseguir um acordo", disse o ministro. O assunto será discutido durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Teerã, neste fim de semana, logo após uma passagem pelo Catar. Amorim disse que a base de um acordo com Teerã continua sendo a proposta apresentada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU), no final do ano passado, que prevê o enriquecimento do urânio iraniano em outro país. Segundo ele, Brasil, Turquia e Irã estão procurando "fórmulas" que sejam satisfatórias para os dois lados e que eliminem "desconfianças". "Como se costuma dizer, o diabo mora nos detalhes", disse o ministro. "Não seriam variações, nem afastamentos daquela proposta, mas como fazer", acrescentou. De acordo com o ministro, as "fórmulas" que estão sendo discutidas com os iranianos deverão ainda garantir a presença dos inspetores da agência atômica no Irã. O chanceler disse ainda que um dos temas das conversas entre os três países é "vencer" o tema da troca de urânio com um outro país, que segundo ele se tornou um assunto "quase místico". A proposta inicial da agência atômica sugeria que o Irã enviasse seu urânio para um outro país, que funcionaria como um depositário fiel. Em contrapartida, o Irã receberia combustível já pronto, elemento necessário para o funcionamento de equipamentos médicos. O acordo não foi conseguido quando Teerã exigiu que a troca ocorresse em seu território e de forma simultânea. Uma opção é de que o urânio seja depositado na Turquia, país com boas relações com Teerã. Na avaliação de Amorim, "há maneiras" de se resolver esse impasse. "Eu acho que esta questão pode ser facilmente desmistificada", disse o ministro, mas sem entrar em detalhes. Segundo ele, o Brasil não está agindo "de forma isolada" nas negociações com Teerã, citando como exemplo a participação "intensa" da Turquia nesse processo. "Eu acho que é muito importante que seja uma acordo que possa ser aceitável pelo Brasil e pela Turquia", disse. Amorim disse que um acordo com os iranianos poderá "abrir um clima de confiança" entre o Irã e os países ocidentais "em diversos outros aspectos". "Esse acordo tem um valor próprio, mas o principal valor é o de criar clima de confiança para uma discussão mais ampla, sobre outros temas, nucleares e não-nucleares", disse o ministro. Segundo ele, é preciso "garantir" que o Irã tenha o direito de desenvolver um programa nuclear pacífico, conforme previsto no Tratado de Não-Proliferação Nuclear. "A questão de você querer privar o direito do Irã a ter uso da energia nuclear para fins pacíficos não vai funcionar", disse o ministro.

FONTE: BBC Brasil – Matéria de Fabrícia Peixoto





APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOCIAL


A FAPERJ – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, acaba de anunciar os 32 (trinta e dois) projetos, de 19 (dezenove) municípios, do Estado do Rio de Janeiro, selecionados para a primeira fase e avaliação do programa “APOIO AO DESENVLVIMENTO DE MODELOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOCIAL”. Dos 32 (trinta e dois) projetos pré selecionados, 05 (cinco) são da capital e 27 (vinte e sete) são de municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. O programa “APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOCIAL”, tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro, capital e interior. As propostas dos projetos para que fossem pré selecionados e para que possam ser futuramente viabilizados, deveriam ter obrigatoriamente, características simples custo baixo, ser de fácil aplicação, garantir o uso da mão de obra local, a aquisição de insumos locais, garantir o equilíbrio do meio ambiente e direcionar seu impulso para a solução de diversos problemas sociais, afetos a cada município. Conforme o que constava no edital, levando em consideração alguns pontos e temas, além de algumas características elementares, para o alcance social do projeto; agricultura familiar; implantação de hortas comunitárias; aquicultura; procedimentos agro ecológicos; fornecimento e abastecimento de água potável, para pequenas comunidades; realinhamento de hábitos alimentares; planejamento e projetos para obras de habitação de baixo custo; saneamento básico; restauração da segurança alimentar;força e energia elétricas para pequenas comunidades, estes são apenas alguns dos muitos enfoques e características que deveriam constar dos projetos. Foram reservados3 (Três) bilhões de reais, para a s realizações deste programa e os recursos solicitados para cada projeto, não podem ultrapassar a 150, (Cento e cinqüenta) mil reais. Esta é a segunda edição do programa, a primeira foi em 2008 e com sucesso, segundo o presidente da FAPERJ.



BAHPF/YBSHPF




 INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR


Foram prorrogadas as inscrições para o vestibular do curso de turismo da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Agora os interessados em prestar o vestibular, que é uma parceria formada entre a prefeitura Municipal de Teresópolis e a UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, têm até o dia 19 (Dezenove) de maio de 2010, para suas inscrições. O curso tem seu início no segundo semestre do corrente ano e serão disponibilizadas 40 (Quarenta) vagas. As provas serão realizadas nos dias 04 (quatro) e 11 (Onze) de julho de 2010 e o resultado será divulgado no dia 13 (Treze) de agosto do corrente ano. As aulas do curso serão ministradas na Avenida Lúcio Meira, no nº 25 na Várzea. O prefeito de Teresópolis, Doutor Jorge Mario Sedlacek, ressaltou a importância do curso de turismo e a parceria viabilizada entre a Prefeitura da cidade e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, que tornou possível a realização do mesmo. Para fazer a inscrição, o interessado de tomar como medidas: 1) Acessar o endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br 2)Tomar ciência das normas do edital. 3)De conformidade com as instruções especificadas e disponibilizadas, preencher o requerimento de inscrição. 4)Imprimir o requerimento de inscrição. 5)Imprimir o boleto para pagamento, no valor de R$ 80,00 (Oitenta reais). 6)Fazer o pagamento da inscrição até a data expedida no calendário, de conformidade com o anexo 1 (Um) do edital. Para obter outra e maiores informações, acesse o site www.vestibular.uerj.br Conforme a Lei Estadual 5346/2008, 45% (Quarenta e cinco por cento) das vagas tem a sua destinação, conforme o sistema de cotas.



BAHPF/YBSHPF




NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura Municipal de Teresópolis vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi publicado na edição de 14 de maio de 2010, do jornal O Diário de Teresópolis, não existe nenhuma negociação em curso para reajustar o valor das passagens do transporte coletivo no município. A Prefeitura informa que nenhuma empresa protocolou pedido solicitando alterações nas tarifas praticadas, e que não está nos planos do Governo Municipal conceder aumento de passagens neste momento. No dia 12 de maio, o jornal O Diário de Teresópolis fez uma consulta à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, que informou ao veículo de comunicação que “o Governo não foi procurado por nenhuma empresa de ônibus, solicitando tal aumento”. Nenhum outro órgão de imprensa fez qualquer outro questionamento sobre o assunto, nem tampouco solicitou informações a respeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social de Teresópolis




OTCA debate plano de ação para proteção da biodiversidade




A partir de agora, países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA - Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname) vão trabalhar em conjunto na conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Nos dias 6 e 7 de maio, os membros da OTCA se reuniram em Lima, Peru, para negociar um plano de ação para biodiversidade. Essa iniciativa favorece o intercâmbio de experiências e fortalece as estratégias de capacitação. Um dos temas mais debatidos foi a gestão de áreas protegidas. A proposta do plano de ação regional para a biodiversidade contribui para os preparativos para a Conferência sobre a Biodiversidade (COP-10), que acontece no final do ano em Nagoya, no Japão. "Os países chegarão a Nagoya com um plano de ação especialmente direcionado para Amazônia, respondendo aos anseios dos países membros da OTCA e fortalecendo a visão regional com enfoque na soberania e no respeito a cada nação", explica o diretor do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia, Mauro Pires. De acordo com o assessor da Assessoria Internacional do MMA Júlio Baena, o evento proporcionou aos países uma nova postura de ações conjuntas relacionadas ao plano, que terá três linhas de programas: investigação, tecnologia e inovação em biodiversidade; áreas protegidas; gestão, monitoramento e controle de espécies de fauna e flora silvestres ameaçadas por comércio. Para a coordenadora geral de Criação de Planejamento e Avaliação de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Giovanna Palazzi, as unidades de conservação terão o plano como aliado para consolidar sistemas nacionais de áreas protegidas. O plano também favorecerá a gestão colaborativa, principalmente das áreas que se localizam em zonas de fronteiras. "Biodiversidade não conhece fronteiras políticas", explica Palazzi.



Fonte: Ministério do Meio Ambiente – ASCON – Matéria de Aloma Petiane



Semana Municipal de Combate à Pedofilia acontece de 18 a 21 de maio em Teresópolis


As inscrições podem ser feitas na Secretaria dos Direitos da Mulher ou na OAB Mulher

De 18 a 21 de maio acontece a 1ª Semana Municipal de Combate à Pedofilia em Teresópolis. Realizada pela Associação de Mães Contra a Pedofilia (AMCP), a ação conta com o apoio do Governo Jorge Mario. Entre as atividades, palestras e apresentação das Redes de Atendimento do município. Quem tiver o interesse em participar, deve se inscrever na Secretaria dos Direitos da Mulher (Heitor de Moura Estevão, 279, Centro) ou na sede da OAB (Av. Lúcio Meira, 58 Cobertura 01, Centro). As pessoas devem levar um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. Quem desejar, poderá se inscrever no dia da abertura do seminário. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições sociais voltadas para o atendimento infantil. As atividades acontecerão no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, sempre das 18h30 às 21h. Presidente de honra da associação, a Primeira-dama Cláudia Sedlacek acredita que a Semana Municipal de Combate à Pedofilia pode contribuir para que as pessoas fiquem mais alertas sobre o assunto. “O nosso intuito é conscientizar a sociedade sobre a pedofilia, um problema sério presente em nosso meio e que não pode ser ignorado. Queremos alertar as pessoas sobre a importância do engajamento neste movimento que pretende mobilizar cada vez mais a população para a luta contra este crime. Precisamos de multiplicadores das informações para que todos estejam atentos aos sinais emitidos pelas crianças que por ventura passem por essa situação”, enfatiza a Primeira-dama. A Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis foi idealizada a partir do Seminário ‘Todos contra pedofilia’, realizado em Teresópolis em Abril de 2009. O evento contou com a participação do Senador Magno Malta, idealizador do projeto e presidente da CPI contra a pedofilia no Senado Federal. Na ocasião, Magno Malta revelou que o Brasil é líder no ranking de países com maior incidência de crimes de pedofilia na internet, e o terceiro colocado dentre os países com índice de abusos sexuais de crianças e adolescentes. Os órgãos de atuação efetiva nos casos de pedofilia são Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), Vara Criminal, Vara da Infância, Juventude e Idoso, Ministério Público e Jecrim (Juizado Especial Criminal). O CREAS é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atende famílias que sofreram algum tipo de violência. Quem estiver interessado em participar da Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis pode entrar em contato pelo telefone (21) 9552-7202 ou comparecer à reunião mensal que acontece na última segunda-feira do mês, na Casa dos Conselhos, localizada na rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, no Centro.

Pedofilia – Denuncie!

Contato sexual envolvendo crianças ou adolescentes com adultos é pedofilia, que se traduz juridicamente em crime de estupro e atentado violento ao pudor (artigos 213 e 214 do Código Penal), ambos com pena de seis a dez anos de reclusão, considerados crimes hediondos. Para denunciar um caso de pedofilia basta fazer uma ligação anônima para o Disk 100 ou para o Conselho Tutelar de Teresópolis (2742-8064). A Associação de Mães Contra Pedofilia de Teresópolis, o Ministério Público e a Vara da Infância, Juventude e Idoso também recebem denúncias.

Programação

18/05 – Terça-feira – 18h30 às 21h - Abertura do Workshop - Apresentação da Associação Mães Contra a Pedofilia e das Redes de Atendimento do Município - Conselho Tutelar, Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, CREAS, 110º DP e Prefeitura

19/05 – Quarta-feira – 18h30 às 21h

Palestra ‘Depoimento sem medo’ – Psicóloga Eliana Bayer - Palestra ‘O olhar sensível do profissional’ – Professor Nilo Sérgio

20/05 – Quinta-feira – 18h30 às 21h - Palestra ‘Pedofilia: um olhar clínico’ – Drª Conceição Salomão - Palestra ‘Perícia Médica Legal na Pedofilia’ – Dr. Carlão

21/05 – Sexta-feira – 18h30 às 21h

Relato de vítimas

Psicóloga Mônica Moreira

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/