sexta-feira, 2 de abril de 2010

NOTÍCIAS GERAIS

O Blog do Planalto publicou um novo artigo:


'Novos ministros são desafiados a fazer, em nove meses, mais que antecessores'

Após elogiar e agradecer, um a um, cada ministro que saiu do governo nesta quarta-feira (31/3), o presidente Lula fez um desafio aos novos titulares dos Ministérios: trabalhar mais e melhor do que os antecessores no prazo de nove meses, que é o que resta do seu governo este ano. E isso sem inventar nada
novo, porque, segundo o presidente, é tempo de execução dos programas, não de criação. "Espero que vocês coloquem no chinelo os que saíram, de tanto trabalhar e de tanta competência", afirmou Lula em seu discurso.Como incentivo à nova equipe, Lula lembrou da Copa de 1962 no Chile quando o Brasil perdeu seu maior craque, Pelé, no meio da competição. Seu substituto Amarildo não decepcionou e já no primeiro jogo em que atuou marcou dois gols, garantindo a vitória sobre a Espanha de virada (2 x 1) e ajudando a equipe a conquistar o bicampeonato mundial de futebol. É esse espírito que o presidente Lula espera que os novos ministros encarnem agora que assumiram o posto máximo nos respectivos Ministérios.
Fonte: Blog do Planalto



Sindicato denuncia ao MP cartilha de alfabetização por palavra imprópria



Uma palavra com duplo sentido está dando o que falar entre os profissionais da educação. Por causa dos versos "Eu suo na chaninha / Aí, ela cheira mal / Ela cheira a chulé", o Sindicato Estadual dos Professores de Educação (Sepe) resolveu denunciar uma cartilha de alfabetização da rede municipal de ensino do Rio ao Ministério Público. A intenção é suspender a distribuição da obra, pois a palavra "chaninha", no estado, remete ao órgão genital feminino. No texto da cartilha, o personagem chama de "chaninha" o seu par de chinelos. Segundo a secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro, o programa utiliza o método fônico, que parte dos fonemas da língua, para ensinar a ler e escrever, e que o termo em questão deve ser analisada levando em consideração também as ilustrações do livro. No entanto, os membros do Sepe questionam os métodos da cartilha e afirmam que a palavra "chaninha" com sentido de chinelo não está dentro da realidade dos alunos de escolas municipais do Rio.
Fonte: Alerta Google; SRZD Sydney Rezende



População aprova atendimento da UPA



Dr. Maurílio Schiavo, Secretáriode Saúde de Teresópolis

A unidade de saúde é especializada em urgência e emergência. Consultas para tratamentos devem ser marcadas em postos de saúde.Teresópolis, 30 de março de 2010 – Inaugurada em 19 de março, a UPA de Teresópolis já realizou, em 10 dias, cerca de 3 mil atendimentos. Desse total, 17 pessoas foram removidas para o Hospital das Clínicas, o Hospital São José e a Beneficência Portuguesa. Os pacientes que não eram caso de urgência ou emergência foram orientados a procurar os postos de saúde da cidade para agendamento de consulta ambulatorial. A unidade foi a primeira das 27 já implantadas no estado a receber uma ambulância UTI, além disso, sete novas viaturas do Corpo de Bombeiros vão auxiliar no seu funcionamento.Primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da Região Serrana, a UPA tem capacidade para fazer até 500 atendimentos por dia. “Estava com a pressão muito baixa e busquei atendimento aqui na UPA. Estou satisfeito, fui muito bem atendido”, disse o aposentado Enéias Ferreira de Lima. Mãe de Marcelle, de 6 anos, Daniela Lopes também ficou satisfeita com a unidade de saúde. “Minha filha está com uma crise de bronquite e mal podia respirar. Ela foi consultada, fizeram um raio-X, nebulização e me deram os remédios. O tratamento dos médicos da UPA é excelente”.Moradora de Santa Rita, no 2º Distrito, Clenida Rezende levou a filha Gabrielle, de 10 anos, na UPA. A menina estava com muita dor abdominal, de cabeça e febre. “O atendimento foi ótimo. Estou surpresa porque ouvi opiniões negativas sobre a unidade. Mas, as pessoas precisam buscar o atendimento e ver como a equipe é competente”, ressaltou Clenilda. Angela da Silva, filha de dona Laurete, precisou ficar internada na UPA por 24h. “Os médicos estão sendo muito atenciosos com minha filha. Ela vai precisar ser operada e acabaram de conseguir uma vaga no hospital, mas a passagem pela UPA foi tranquila, todos têm paciência, explicam tudo com detalhes. Me sinto segura”, disse a mãe.
UPA: urgência e emergência
A UPA Nathan Garcia Leitão vai atender um público estimado em 350 mil usuários, de Teresópolis e também dos municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA funciona dia e noite, inclusive nos sábados e domingos. “A UPA é para casos de urgência e emergência. Pessoas que precisam de tratamentos devem marcar consultas nos postos de saúde”, explicou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.
A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório de análise clínica para a realização de exames, salas de raio-X, eletrocardiograma, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos há nove leitos, onde os pacientes poderão ficar em observação até 48 horas. A de crianças tem três leitos.
Classificação de Risco
A ‘sala vermelha’ tem quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital pela ambulância UTI entregue ao município pelo Governo do Estado. A unidade também conta com área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.
“A Classificação de Risco é um sistema que a UPA vem implantando em todas as suas unidades. O paciente é encaminhado para a enfermagem, que avalia a necessidade dele ser atendido imediatamente na ‘sala vermelha’ ou na ‘sala amarela’ ou se ele vai aguardar um pouco quando a classificação é verde ou azul. Seguimos um parâmetro para diagnosticar quem tem mais urgência para ser atendido primeiro. Avaliamos o risco que o paciente corre e o seu quadro clínico, assim verificamos a pressão arterial e temperatura, por exemplo. Além da prioridade dos idosos e crianças”, enumerou o diretor médico da unidade, José Carlos Porto.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teresópolis

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, ainda não conhecia... Agora sempre que puder passarei para ver as novidades

    bjos

    ResponderExcluir

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/