segunda-feira, 1 de março de 2010

NOSSA HISTÓRIA

RIO DE JANEIRO – 445 ANOS DE BELEZA - A ORIGEM DE SEU NOME E A HISTÓRIA DE SEU FUNDADOR

Hoje a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro completa 445 anos, fundada em 1º de março de 1565, pelo militar e desbravador português, Estácio de Sá. Nascido em Santarém em Portugal em 1520 e falecido no Rio de Janeiro em 1567, ferido por na vista por uma flecha. Estácio de Sá era sobrinho de Men de Sá, terceiro governador geral do Brasil.

Para fundar a cidade, Estácio de Sá teve que lutar e derrotar os franceses, que à época dominavam a região e com o apoio dos indígenas.

Estácio de Sá também foi o primeiro governador da capitania do Rio de Janeiro e o nome escolhido para a cidade “SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO”, foi uma homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião e também porque muitos anos antes, mas precisamente em 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses ao navegarem pela costa brasileira passaram pela entrada da Baia da Guanabara e a confundiram com a foz de um rio desaguando no oceano atlântico e deram ao que eles pensaram ser um rio o nome do mês em curso.

Várias são as homenagens prestadas ao fundador na cidade. Entre elas o tradicional bairro do Estácio, além de diversas instituições educacionais, esportivas, culturais etc.. , além de diversos monumentos espalhados pela cidade.

Parabéns a cidade maravilhosa pelo seu 445º aniversário.



A cidade maravilhosa 465 anos após a sua fundação.


Estácio de Sá, o fundador da cidade.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/