UM HERÓI - MESMO COM UM BRAÇO DECEPADO CONTINUOU NA LUTA
Marcílio Dias nasceu por volta de 1840, na cidade de Rio Grande-RS e ingressou Armada Imperial, como Grumete em 06 de junho de 1855. Devido ao seu empenho, esforço e inteligência, rapidamente galgou as três classes de marinheiro. Em janeiro de 1863, matriculou-se na Escola Prática de Artilharia, prestou exame em 10 de dezembro daquele ano e foi aprovado, passando então a usar o distintivo de Marinheiro Artilheiro. Na Batalha do Payssandu, um conflito entre Brasil e Uruguai, na fronteira entre os dois países, Marcílio Dias ficou famoso quando na derradeira e vitoriosa batalha final, que durou cinqüenta e duas horas, entre os dias 31 de dezembro de 1864 e 02 de janeiro de 1865, foi um dos mais bravos combatentes, tendo ficado mais famoso ainda por seu grito de vitória, quando subiu à torre da Igreja do Payssandu e acenou para os seus companheiros com a bandeira brasileira na mão.
Ainda no ano de 1865, na guerra do Paraguai, ou guerra da Tríplice Aliança, que alinhava Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai, na Batalha do Riachuelo, travada no Rio Paraná, em 11 de junho e 1865, quando chefiava o rodízio raiado de ré da corveta Parnaíba, sua embarcação foi abalroada por navios paraguaios, Marcílio Dias entrou em luta contra quatro inimigos, conseguiu vencer dois deles, porém um terceiro decepou-lhe o braço direito, que sustentava sua espada, apesar da violenta dor, num ato de bravura e heroísmo, ele pegou a espada com a outra mão e continuo na luta, porém sem forças e novamente ferido por seus opositores caiu vindo a falecer no dia seguinte, 12 de junho de 1865. Com honras militares, seu corpo foi em 13 de junho de l865, sepultado no Rio Paraná, onde suas águas serviram de túmulo para o grande brasileiro.
São muitas as homenagens a Marcílio Dias, entre elas, O Clube Náutico Marcílio Dias, em Itajaí-SC, que se dedica ao futebol e outras modalidades esportivas; O Hospital Marcílio Dias, no Rio de Janeiro-RJ.; Marcílio Dias é um contra torpedeiro brasileiro, lançado ao mar em julho de 1940, na presença Getúlio Vargas; A medalha Marcílio Dias, dada aos melhores alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Brasil e outras.
Marcílio Dias, um herói nacional.
Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/