quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TERESÓPOLIS, UMA PREFERÊNCIA NACIONAL ENTRE OS FAMOSOS

                 




O ator Lima Duarte em seu mais recente trabalho como Shankar na novela Caminho das Índias de Glória Perez

O ATOR LIMA DUARTE JÁ MOROU EM TERESÓPOLIS

O consagrado ator de teatro, rádio, cinema e televisão Lima Duarte morou em Teresópolis no final dos anos 70, no bairro da Granja Comary. Mara sua esposa à época, tinha uma loja de brinquedos educativos na galeria Teresópolis, no centro da cidade. Era comum aos teresopolitanos encontrarem Lima Duarte pelas ruas da cidade, muitas vezes, fazendo exercícios, andando de bicicleta. Lima Duarte e Mara moraram em Teresópolis por cerca de três anos.
Consagrado no rádio, no cinema, no teatro e na televisão, Lima Duarte, que foi registrado como Ariclenes Venâncio Martins, nasceu no povoado de Desemboque, distrito da cidade de Sacramento em Minas Gerais, em 29 de março de 1930, começou no rádio como um faz tudo até chegar a ser sonoplata, logo depois passou a atuar em novelas radiofônicas. Adotou o pseudônimo de Lima Duarte, pois um dos diretores de uma novela radiofônica,da qual ele participava, disse que o nome Ariclenes Venâncio não era bom para um artista. Então, em conversa com sua mãe, que era espírita, aceitou dela a sugestão para que usasse o pseudônimo Lima Duarte, que era um espírito de luz e guia espiritual dela, sua genitora. Lima Duarte trabalhou na primeira novela exibida pela televisão brasileira, no ano de 1950, “Sua Vida Me Pertence” era o nome daquela novela. Durante sua longa carreira Lima Duarte protagonizou personagens que marcaram o teatro, o rádio, a televisão e o cinema brasileiro como: “Sassá Mutema”, de “O Salvador da Pátria”; “Afonso Lambertini” de “A Cor do Pecado”; “Viriato Palhares” de “Desejo Proibido”; “Major Emiliano Cerqueira Bentes” de “A Fera Ferida”; “Salviano Lisboa” de “Pecado Capital”; “Zé Paulo” de “Corpo Dourado”; “Murilo Pontes” de “Pedra Sobre Pedra”; seu mais recente trabalho na televisão foi como “Shankar” de “Caminho das Índias” e vale a pena lembrar ainda o inesquecível e mais famoso de seus personagens, na televisão, “Zeca Diabo” de “O Bem Amado”. No cinema, podemos destacar entre seus inúmeros e diversificados trabalhos e papéis, o “Bispo” de “O Alto da Comparecida”; “Zé Bigorna”, de “O Crime de Zé Bigorna” e o premiado filme “Palavra e Utopia”, no qual ele interpretava o padre “Antonio Vieira” que lhe valeu um prêmio como ator. Hoje com mais de 60 anos de carreira Lima Duarte continua emprestando seu talento ao rádio, ao teatro, a televisão e ao cinema brasileiro. Pai da atriz Débora Duarte e avô da atriz Paloma Duarte, Lima Duarte foi casado cinco vezes, atualmente está sozinho e vive em um sítio no interior de São Paulo.

Pesquisa feita por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire, com apoio e montagem de Yuri Barbosa dos Sabtos Hermida Pinheiro Freire.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/