segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FRASES CÉLEBRES

‘’TODO HOMEM QUE SE VENDE RECEBE MUITO MAIS DO QUE VALE’’ (Barão de Itararé)


 Na foto o ''Barão de Itararé''


Barão de Itararé era o pseudônimo com o qual Apparicio Fernando Brinkerhoff Torelly,nascido em 29/11/1895,na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul,ficaria conhecido em todo o Brasil e até mesmo no exterior.


Poeta,jornalista e escritor, o “Barão de Itararé” escreveu para jornais e revistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em 1930,Apparicio Fernando passou a usar o pseudônimo de “Barão de Itararé”.Foi várias vezes preso durante o Estado Novo,por seus artigos irreverentes e satíricos que criticavam o regime e, também por ser militante e fundador da Aliança Nacional de Libertação,movimento que pregava o comunismo no Brasil.

Além de diversos satíricos e irreverentes artigos, ele escreveu o livro’’PONTAS DE CIGARROS,VERSOS DIVERSOS E POEMAS BEM HUMORADOS’’,em 1926,única de suas obras com qual ele assinou com seu verdadeiro nome, Apparicio Fernando Brinkerhoff Torelly.

Foi amigo de várias personalidades nacionais e internacionais entre eles o político Luiz Carlos Prestes;o escritor Carlos Drumond de Andrade;o poeta chileno Pablo Neruda e o escritor Graciliano Ramos,que com ele esteve preso em 1936,por atividades consideradas subversivas.Quando Graciliano Ramos escreveu o livro ‘’Memórias do Cárcere’’ ele fez citações ao “Barão de Itararé”.

Além da frase em epígrafe há muitas outras frases interessantes creditadas a ele.

Apparicio Fernando Brinkerhoff Torelly,o ‘’Barão de Itararé’’ faleceu aos 76 anos,em 27/11/1971,no Rio de Janeiro.



Pesquisa realizada por Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire,com o apoio de Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/