sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MONTANHISMO EM TERESÓPOLIS


A pedra a ser descrita hoje é a Pedra da Ermitage.Com aproximadamente 1495 metros de altura, é uma das muitas pedras turísticas em nosso município.


Apesar do nome Pedra da ‘’Ermitage’’,ela não fica localizada no bairro do mesmo nome,mas sim em um bairro próximo,a Quinta Lebrão.Possui uma única trilha criada por um morador do local e é de fácil acesso.A entrada da trilha fica à cerca de 400 metros do ponto final do microônibus que faz parada na rua 6 de julho,próximo ao segundo portão de um Sítio ali existente.A única referência que se pode ter da trilha é uma pequena escada do lado direito,no sentido norte.

Do início da trilha até o cume da pedra leva-se cerca de uma hora e meia de caminhada.Do topo temos uma vista deslumbrante da cidade,principalmente dos bairros mais próximos como Fonte Santa,Quinta Lebrão,Ermitage,Tijuca,Bom Retiro,Jardim Meudom,Vale da Revolta e Meudom.

Porém a falta de cuidado com a preservação ambiental também neste local é flagrante. Muitas pessoas que a usam para caminhada e lazer,descuidam-se com a limpeza deixando a trilha cheia de entulhos e sujeiras de toda a espécie,afetando assim o meio ambiente e afastando outros visitantes e montanhistas.

Caminhada e montanhismo são saudáveis e altamente educativos,mas a preservação do ambiente,deve estar sempre presente na consciência das pessoas praticantes destes esportes.

Por uma Teresópolis melhor,mais bela,e com mais qualidade de vida preservemos o meio ambiente.

Pesquisa realizada por Yuri Barbosa dos Santos Hermida Pinheiro Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/