domingo, 30 de agosto de 2009

Fórum de Dirigentes Municipais de Educação reúne 170 profissionais de ensino em Teresópolis

Teresópolis, 28 de agosto de 2009 – O Fórum Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação reuniu esta semana em Teresópolis 170 profissionais da área, entre técnicos e secretários municipais das 92 cidades fluminenses. Organizado pela Undime RJ – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura, o evento teve como pauta o plano de carreira do magistério e os programas de formação continuada do Ministério da Educação. Encerrado nesta sexta-feira, 28, o encontro teve como foco o debate sobre as diretrizes a serem seguidas na elaboração do plano de carreira da categoria.

A abertura aconteceu na quarta-feira, 26, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, e contou com as presenças do prefeito de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek, da secretária municipal de Educação, Magali Tayt-Sohn, do presidente interino da Undime RJ, José Adilson Priori, e dos representantes do MEC – Ministério da Educação - e da Secretaria Estadual de Educação, Cícero Fialho e Célia Quaresma, respectivamente.

Em seu discurso, o prefeito Jorge Mario ressaltou a importância da valorização do educador. Para Jorge Mario é preciso investir na qualidade do ensino básico e para isso, a capacitação do profissional que lida com as crianças é fundamental. Para a secretária de Educação de Teresópolis, Magali Tayt-Sohn, que é conselheira da Undime, o fórum é de extrema importância para os educadores do município. Magali destacou que, através desse encontro, dez técnicos da Secretária Municipal de Educação foram capacitados para a elaboração dos planos de carreira e remuneração dos profissionais do magistério, uma das importantes pautas da Conferência Municipal de Educação.

O professor Luiz Araújo, ex-presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação, e mestre em políticas públicas em Educação pela Universidade de Brasília, ministrou uma oficina sobre as etapas de elaboração de um plano de carreira do magistério.

Teresópolis tem um plano de carreira datado de 1986 que não atende às novas diretrizes do MEC. De acordo com exigência do MEC, os municípios têm até 31 de dezembro deste ano para aprovar o plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/