Vinte anos depois da queda do muro de Berlim,festas e comemorações,acontecem na Alemanha e se estendem por toda a Europa.Porém,para muitos alemães,moradores da antiga Alemanha Oriental,não há motivos para qualquer tipo de comemoração.
Segundo pesquisas,mais de 70%(aproximadamente 73%) dos alemães orientais estão insatisfeitos e acham que os avanços prometidos e esperados não aconteceram. Muito pelo contrário, para este elevado percentual,de alemãs orientais, com a reunificação da Alemanha, as coisas pioraram. Eles dizem que ficaram mais pobres; que são discriminados; que a eles são reservados os piores empregos, mesmo quando são eles, mais qualificados que seus irmãos da Alemanha Ocidental.
Para muitos,até mesmo a qualidade da educação dada a seus filhos,nas escolas de ensino do lado oriental é inferior.Há até aqueles que dizem que investimentos de menor escala são aplicados no lado oriental;quando comparados aos aplicados no lado ocidental,seja em esportes,turismo,cultura,lazer,saúde,infra estruturas diversas,limpeza e conservação das cidades,etc...
Portanto,para uma parcela ,mais que significativa,de alemães orientais,a reunificação da Alemanha não é o paraíso apregoado pela mídia capitalista.
Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
acesse o link abaixo para maiores informações
http://assurb116teresopolis.blogspot.com/